Projeto nº 17925

Designação do projeto: LARVAMIX: Desenvolvimento de uma prémistura de micronutrientes para otimizar as dietas para larvas de peixes marinhos
Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-017925 e ALG-01-0247-FEDER-017925

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: Centro e Algarve

Entidade beneficiária: Sparos, Lda.; Invivonsa Portugal, S.A.; Universidade do Algarve; Universidade do Porto; Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.

 

Data de aprovação: 14-09-2016

Data de início: 01-04-2016
Data de conclusão: 31-03-2019

Custo total elegível: 700.145,91 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 429.678,02 EUR

 

Objetivos, atividades e resultados esperados:

O consórcio promotor é constituído por 2 empresas, a SPAROS e a INVIVONSA, e por 3 entidades não empresariais, a Universidade do Porto, Universidade do Algarve e o IPMA.

O presente projeto visa a realização de ensaios experimentais de nutrição larvar por forma a gerar novos conhecimentos sobre os requisitos nutricionais de vitaminas e minerais em larvas de peixes marinhos, onde o robalo e o linguado são as espécies-alvo.

Como principais objetivos do projeto temos o desenvolvimento pela INVIVONSA de um novo produto, uma pré-mistura de vitaminas e minerais específicas para larvas de peixes de aquacultura e a melhoria significativa de produtos existentes (Hatchery Feeds e a gama de microdietas comerciais para larvas de SPAROS).

É expectável que a otimização do aporte nutricional em micronutrientes nas atuais microdietas da SPAROS se traduza em melhorias significativas na sobrevivência, potencial de crescimento e taxa de malformações esqueléticas das larvas, aspetos estes que irão reforçar o posicionamento e a competitividade dos produtos da SPAROS no mercado da aquacultura.